Os cogumelos têm características muito especiais e é no Outono que eles são melhores! Pois a maioria dos cogumelos aparece com as primeiras chuvas e é nesta altura que existem mais e melhores.
Os cogumelos não são vegetais nem animais, embora tenham características destas duas espécies; são considerados “fungos”.
Há uma grande variedade, cerca de 25.000 .Os cogumelos, uma vez que não possuem clorofila, não se alimentam da luz solar, eles funcionam como parasitas de outras plantas e animais ou instalam-se em meios com matéria em decomposição. Os melhores são os que se encontram em florestas e bosques, pois é aí que há menos poluição, não absorvem tanto metais pesados e outros tóxicos.
Desde a Antiguidade que os cogumelos são usados na medicina tradicional. Os romanos consideravam-nos “o pão dos Deuses” e os chineses “O elixir da vida”. Hoje já são usados na composição de produtos de beleza.
Não sendo vegetal nem animal têm algumas propriedades deles, tais como, muitas proteínas, hidratos de carbono, contêm ferro, potássio, fósforo, cobre, selénio, cálcio, magnésio, manganésio, zinco, vitaminas A, B2, B3, B6, B12, C , D2. Têm baixo teor de gordura e contêm muita fibra.(betaglucanos) que é uma das fibras mais investigadas, pois é de grande benefício para o cólon e intestino grosso, serve de alimento às bactérias que normalmente existem no cólon, fazendo crescer as nossas defesas.
Fazem aumentar a excreção de sais biliares e baixam o colesterol e os níveis de triglicéridos.
A forma de limpar os cogumelos depende da espécie, mas todos devem ser passados por água e enxugados com um papel.
Atenção, quem sofre de gota (ácido úrico) ou cálculos renais, não deve comer cogumelos, pois eles contem ácido úrico; os cogumelos são de difícil digestão pelo que deve comê-los em pequena quantidade.
Atenção! Pois existem grande variedade deles que são venenosos e se os comer podem tornar-se fatais… Compre-os em sítios que conheça e quando estejam devidamente identificados.