“Os trabalhadores são a parte fundamental do bom que existe nas nossas vidas”

Tiago Oliveira, acaba de ser eleito, em congresso, secretário-geral da maior central sindical do país. Com origens operárias e uma vasta experiência na organização sindical, aceita o desafio com o peso da responsabilidade que lhe está inerente. Nesta entrevista, faz o diagnóstico da situação política e aponta as principais linhas de acção. Afirma que a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril passa essencialmente pela “mobilização dos trabalhadores para que haja nas ruas uma grande dimensão de massas na afirmação dos valores de Abril.”

8 de Março, dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher invoca uma das mais relevantes lutas deste tempo: a emancipação da mulher, rumo à igualdade.

Donos do sofá

«Acordei cansada (quando foi a última noite que dormi bem?), despachei os miúdos, sempre a mesma correria, tentar não chegar atrasada ao trabalho.

Milei sem véu nem aura

Javier Milei assumiu a presidência da Argentina após uma chocante vitória na segunda volta das eleições contra Sérgio Massa, no final do ano passado.

A domesticidade e as tentativas de libertação em “Girafas”, nos Artistas Unidos

“Girafas”, peça do dramaturgo contemporâneo catalão Pau Miró, em cena até 30 de
Março no Teatro da Politécnica (Artistas Unidos), leva-nos para a intimidade de quatro
pessoas que vivem na mesma casa, para falar da sociedade silenciosa e opressora dos
anos 50, em Espanha – com todas as semelhanças com o Portugal fascista de então.

As máquinas de fazer IA

Na década de 90 do século passado, Garry Kasparov ficou sempre convencido que existia algo humano por trás do Deep Blue. Nos nossos dias, avanços significativos na implementação de algoritmos de inteligência artificial (IA), são difundidos em campanhas milionárias que gritam a supremacia da máquina sobre o ser humano. A necessidade de intervenção humana fica, … Continue reading As máquinas de fazer IA