Get Adobe Flash player

INSCRIÇÕES ABERTAS 2012 / 2013

CRECHE / PRÉ / 1º CICLO / 2º CICLO Contacte a secretaria - 218 862 155 secretaria@vozoperario.pt

Início - Voz - Os ecos do Dia Aberto

postheadericon Voz

postheadericon Os ecos do Dia Aberto

Jornal - Voz

No passado dia 16 de Abril, a Escola da Graça esteve de portas abertas a todos os que, por interesse, curiosidade ou destino, quiseram conhecê-la mais de perto. O programa previsto incluia uma exposição breve sobre a escola e suas funções e aspirações, assim como uma visita aos vários espaços que a compõem, sendo permitido aos visitantes contactar com as aulas a decorrer, assistir e colocar questões sobre as dinâmicas educativas e conversar com professores, educadores e alunos sobre a escola e o quotidiano escolar.
 Recebemos todo o tipo de visitantes: pais e outros familiares de alunos, atraídos pela possibilidade de visitar os espaços frequentados pelas suas crianças durante todos os dias e saber mais sobre a escola que escolheram para os filhos, designadamente sobre o ciclo seguinte ao que actualmente frequentam; pais de crianças que ainda não estudam cá mas que encaram essa possibilidade; educadores de infância e estudantes de licenciaturas e mestrados ligados à Educação, interessados em saber mais e conhecer a realidade educativa de uma escola que reconhecidamente utiliza um modelo pedagógico alternativo ao tradicional e cuja operacionalidade prática desperta natural curiosidade; pessoas da comunidade que sabem que aqui funciona uma escola e simplesmente queriam saber mais sobre ela; e até um grupo de professores universitários suiços ligados à Pedagogia, em Portugal a fazer uma investigação académica, que souberam existir a possibilidade de visitar uma escola portuguesa e não quiseram deixar de o fazer.
 Para todos, pensamos que se tratou de uma experiência interessante e enriquecedora, como o são, aliás, a generalidade das experiências. Para nós, a ideia de abrir portas e escolher um dia para mostrar o que fazemos todos os outros dias é um prazer que pretendemos repetir nos próximos anos. Receber pessoas, apresentar-lhes a escola, trocar ideias e partilhar vivências e opiniões são dinâmicas valiosas, que nos ajudam a crescer e fazem crescer a escola.
 Para os nossos alunos, a ideia de ser visitados, a eles e às suas salas de aula, por desconhecidos interessados em saber como eles aprendem e o que fazem durante o dia foi uma valorização inesperada, recebida com interesse e entusiasmo, e que sem dúvida ajuda a reforçar a sua ligação afectiva com a escola e a estabelecer a máxima que queremos que seja uma realidade para todos os nossos alunos: GOSTAR DE ESTUDAR NA VOZ DO OPERÁRIO.
 Esperamos por todos no próximo ano!